segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Home & Care no auxílio à Terceira Idade

Hoje muito se fala em conforto, bem estar e qualidade de vida na terceira idade. Consequentemente, uma nova especialidade da saúde foi criada para suprir essa necessidade; a Home & Care. É uma área da medicina dedica aos pacientes que estão fora do ambiente hospitalar e que necessitam de independência e segurança. 

São serviços e produtos voltados para a melhoria da saúde física, mental e social dos pacientes e os mesmos também estão direcionados para os familiares e cuidadores. O objetivo é a melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, promover e/ou reabilitar o paciente, reduzir o risco de infecções e acidentes e com isso ajudar o paciente a superar os obstáculos impostos por suas dificuldades.

Dados: O número de idosos que vivem sozinhos está crescendo. De acordo com dados do Censo realizado pelo IBGE em 2011, quase 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos estão morando sozinhos. 
Essa situação só tem sido possível graças a qualidade de vida que esse público tem adquirido, pois hoje, cidadão acima de 60 anos, não é o mesmo do passado. Os idosos do século XXI são pessoas ativas e independentes.
Dicas para o bem estar na terceira idade:

*O ideal é nunca ficar parado, manter o corpo e a mente em movimento, para vivenciar novas  experiências que apareceram.
 *Os idosos que optam por ter uma vida independente precisam tomar algumas precauções.É uma fase que os acidentes domésticos são recorrentes, por isso é preciso  adaptar a casa para esta condição. Banheiro: o box deve conter piso antiderrapante, ducha móvel, tapete de borracha, corrimão e banco auxiliar para banho.
Sala: Retire os tapetes a fim de evitar escorregões.
*No banheiro, por exemplo, instale barras de apoio.
*Geralmente quem mora sozinho não come bem, por isso é preciso ter muita atenção: organize-se para se alimentar de forma saudável, acrescentando muitas frutas, verduras e evitando o sal e frituras.
*Praticar esporte e  fazer alongamento.
*A massagem relaxa, alivia dores nas costas e na cabeça e traz bem-estar. Na terceira idade, os benefícios vão além.























Outras dicas: Alimente-se a cada 3 horas, faça caminhadas, cuide do coração, tenha atenção com a postura, faça atividades relaxantes, consuma alimentos antioxidantes, não fique muito tempo em pé e cuide do seu sono.

Produtos para Home & Care você encontra na Pró Fisiomed.





Nenhum comentário:

Postar um comentário