segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.


 Na última sexta-feira, foi comemorada o Dia da Luta Nacional das Pessoas Especiais. Para tal, vamos conhecer um pouco mais sobre a história dessa data e a vida de quem vence obstáculos todos os dias. 

No ano de 1969, a Rehabilitation International (RI) realizou uma análise sobre a incidência e prevalência de pessoas portadoras de deficiências. A organização em questão é conduzida por pessoas com deficiência, oriundos de provedores de serviços e órgãos governamentais que visam a melhora da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. Após o estudo realizado, a RI comprovou que uma a cada dez pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. A partir dessa comprovação, a ideia tomou força e no ano de 1982, foi realizado o encontro e estipulado que o dia 21 de Setembro seria a Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.

Uma realidade brasileira

Para se ter uma idéia, no Brasil, existem cerca de 27,5 milhões de pessoas com deficiências, mesmo havendo discussões sobre a exatidão dos números. Vale ressaltar que a proporção anteriormente mencionada é aceita pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Rehabilitationa International, assim como pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE). Este mostrou através do Censo 2000 que aproximadamente 24,6 milhões de pessoas ou 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. Para os dados, foi levado em consideração diversos tipos de deficiência, entre elas as relacionadas a visão, audição,  locomoção e também as mentais.

Acesso para todos.
Falta das autoridades mais recursos para distribuição de equipamentos para viabilizar o conforto de  pessoas, tais como próteses, cadeiras de rodas eletrônicas, para deficientes visuais equipamentos de leitura da língua braile para tradução mais confortável, na questão dos deficientes auditivos mais investimento na área da educação do ensinamento para todos, desta forma disponibilizando de maneira prática para que todos possam ter acesso à linguagem usual que é o braile. 




As cadeiras de rodas que se tem disponíveis no mercado, hoje em dia, são de alta tecnologia e conforto, que permitem acessibilidade em qual quer lugar e conforto. Permitindo assim, a realização de sonhos e uma vida mais prática.

Não desistir jamais!

Daniel Dias é um nadador paralímpico brasileiro que já ganhou muitas medalhas (foram 9 na última olimpiada) e premios (o mais recente foi o Premio Laureus, considerado o Oscar do esporte). Daniel além de ser o maior campeão paralímpico brasileiro da história com apenas 20 anos, é também um campeão na vida e um exemplo para todos nós.


Superação 
O neozelandês Mark Inglis chegou  ao topo do Everest com duas pernas artificiais. Ele fez parte da expedição Himalayan Experience, que entre domingo e segunda-feira levou 27 pessoas ao topo da montanha mais alta do mundo. 



De acordo com uma nota no site de Inglis, o neozelandês fez duas ligações assim que retornou ao acampamento quatro, na face sul da montanha. No primeiro, conseguiu apenas dizer “Estou no acampamento quatro, eu consegui”, e alguns minutos depois ligou para a esposa, Anne Marie, para avisar que estava bem.


O sonho do neozelandês começou em 1982, quando era guia de montanha e teve as duas pernas amputadas acima dos joelhos após 14 dias preso em uma greta no Monte Cook, na Nova Zelnândia. Inglis se tornou o primeiro a atingir o cume da montanha nessas condições, pioneiro como seu compatriota, Edmund Hillary, que em 1953 foi o primeiro homem a chegar no topo da montanha mais alta do mundo, ao lado do Sherpa Tenzing Norgay. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário