quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tecnologia para atletas ao alcance de todos.



O esporte adaptado foi desenvolvido inicialmente, objetivando ser recreativo e reabilitacional, entretanto, rapidamente despertou em seus participantes uma vocação competitiva.
 A prática de atividade física e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.
  
    Pode-se ainda ressaltar ganhos de agilidade no manejo da cadeira de rodas, de equilíbrio dinâmico ou estático, de força muscular, de coordenação, coordenação motora, dissociação de cinturas, de resistência física; enfim, o favorecimento de sua readaptação ou adaptação física global . Na esfera psíquica podemos observar vários ganhos como a melhora da auto-estima, integração social, redução da agressividade, dentre outros benefícios.
    Veja algumas modalidades de esporte que são praticadas por atletas com cadeiras de rodas: 
Basquetebol sobre rodas: é jogado por lesados medulares, amputados e atletas com poliomielite de ambos os sexos. As regras utilizadas são similares à do basquetebol convencional, sofrendo apenas algumas pequenas adaptações.

Arco e flecha: Atletas sentados em cadeira de rodas, participam em competições com sistemas de resultados semelhantes à modalidade olímpica.

Handebol sobre rodas: similar ao exposto para o basquete.

Esgrima: Praticado por atletas em cadeira de rodas, amputados e paralisados cerebrais.

Tênis: Atletas em cadeiras de rodas jogam como o tênis tradicional, apenas com uma adaptação: de que a bola pode quicar duas vezes. As categorias são: masculino e feminino, individual e em duplas.

Aproveitando toda a TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NAS CADEIRAS DE RODAS PARA ATLETAS foram adaptadas para as CADEIRAS DE RODAS DE "PASSEIO" DE PESSOAS ATIVAS muitos recursos como os do modelo Blizzard da marca ALEMÃ OTTO BOCK descrito abaixo e disponível na loja filial da PRÓ FISIOMED.  



Blizzard



Aberta e leve...

a cadeira de rodas ativa de estrutura rígida Blizzard foi projetada para pessoas ativas que se locomovem independentemente em suas cadeiras de rodas. Sua construção é bastante compacta, e, portanto, é também ágil e fácil de manobrar em pequenos espaços. Pode também ser facilmente acomodada em um porta-malas por uma única pessoa sem precisar de força excessiva.  Portanto, o usuário pode colocá-la e retirá-la do veículo sem necessidade de auxílio.

Ajustável Individualmente

Uma ampla seleção de opções e equipamentos facilita a adaptação ao usuário. A Blizzard é fácil de ser ajustada. É possível alterar o centro de gravidade e ajustar a direção com apenas alguns passos simples. A estrutura é feita sob medida para atender exatamente à necessidade individual de cada usuário. Estão disponíveis diversos ângulos e contornos da armação anterior para assegurar o suporte ideal para as pernas. A posição das rodas de tração pode ser facilmente modificada através de uma catraca ajustável em pequenos incrementos. O apoio para as costas proporciona ao usuário diversos ângulos de ajuste, formando uma unidade ergonômica integral entre o assento e o encosto. Dependendo das necessidades individuais, a cambagem pode ser ajustada em incrementos de 3°, entre 0° para uso diário e 9° para esportes.
A Blizzard é extremamente fácil de operar e, portanto, é perfeita para usuários ativos. Proporciona ao usuário a máxima liberdade para locomoção diária, ajudando-o a usar e a treinar intensamente suas habilidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário