terça-feira, 23 de outubro de 2012

Novo Heccus: tecnologia no tratamento estético.

HECCUS. Resultados que você pode ver e medir!



          O Novo HECCUS é um gerador de ultrassom e corrente Aussie destinado ao tratamento pré-cirúrgico ou pós-cirúrgico, drenagem linfática e drenagem de hematomas, celulites, hidrolipoclasia, fortalecimento muscular, ionização. Possibilita terapia combinada do ultrassom de 3.0 MHz associado com corrente Aussie de estímulos elétricos tripolares para ativação do sistema linfático.

       É um aparelho computadorizado onde todos os parâmetros são programados por teclado de toque, localizados no cabeçote aplicador (transdutor) e indicados em monitor de vídeo. Está de acordo com as normas técnicas de construção de equipamentos médicos (NBR IEC 60601-1, NBR IEC 60601-1-2, NBR IEC 60601-2-5 e NBR IEC 60601-2-10).

          O cabeçote aplicador do Novo HECCUS tem três emissores de ultrassom de 3.0 MHz com ERA (área efetiva de radiação) de 6 cm  e potência de 18 W cada um, totalizando uma potência média total de 54 W para uma ERA (área efetiva de radiação) de 18 cm . Portanto, a intensidade média máxima é de 3 W/cm² . Possibilita escolher o modo de emissão do ultrassom em CONTÍNUO ou PULSADO. O modo pulsado possui frequência de repetição do pulso de 100 Hz com possibilidade de escolha do fator de trabalho de 20% (1/5) e 50% (1/2). O cabeçote aplicador do HECCUS permite ainda a aplicação das correntes para estimulação elétrica. Sendo assim, o cabeçote aplicador possibilita emissão de ultrassom de 3.0 MHz ou emissão de correntes para estímulos elétricos ou a emissão simultânea de ultrassom e correntes (terapia combinada).

          O Novo HECCUS permite ainda a emissão de corrente para estimulação elétrica através de eletrodos colocados na pele.

          O Novo HECCUS fornece os seguintes tipos de corrente: Corrente Aussie (1.000 Hz ou 4.000 Hz modulado por baixa frequência na faixa de 10 a 120 Hz) e correntes polarizadas de média frequência (4.000 Hz). Trata-se de técnicas não invasivas, sem efeitos sistêmicos. Não causam dependência e não tem efeitos colaterais indesejáveis, podendo ser utilizado em todos os tratamentos em traumato-ortopedia e dermato-funcional (estética). A intensidade de corrente necessária ao tratamento depende da sensação do paciente. Sendo assim, o tratamento deverá ser iniciado com níveis de intensidade mínimos (bem baixos), aumentando-se cuidadosamente até se conseguir os efeitos adequados ao procedimento e de acordo com a reportagem do paciente. 

          Como já visto, este aparelho utiliza tecnologia de computador, possuindo determinadas funções que garantem precisão e segurança de funcionamento:
Função temperatura:- Existe dentro do cabeçote aplicador um sensor de temperatura que estará verificando e mantendo constante a temperatura de trabalho dos cristais piezo elétrico e consequentemente a das faces de alumínio em contato, evitando ao paciente aquela sensação desagradável de calor excessivo. Este sensor está programado para que a temperatura no alumínio nunca ultrapasse a 41° (graus centígrados). Durante o tratamento, principalmente quando o gel de acoplamento utilizado é insuficiente ou de má qualidade, pode ser que a temperatura ultrapasse os 41° (graus centígrados). Quando isto acontecer, o Novo HECCUS para e “congela” o tempo programado no Timer desligando a emissão do ultrassom. Neste momento, o profissional deverá continuar “passando” o transdutor (cabeçote aplicador) como se nada estivesse acontecido, pois decorrido alguns segundos a temperatura voltará ao normal. O equipamento automaticamente “descongela” o tempo retomando a programação original.

Obs.: É comum para se testar a emissão de ultrassom, colocar algumas gotas de água nas faces de alumínio do cabeçote aplicador (transdutor) para se ver o efeito de nebulização (cavitação da água). O meio de condução do ultrassom emitido neste momento (gotas de água + ar) é muito precário. Isto ocasionará uma rápida elevação da temperatura para mais de 40° (graus centígrados). A função de temperatura elevada entra em ação e cortará a emissão do ultrassom evitando danos ao cabeçote aplicador e seus elementos piezo elétricos responsáveis pela geração do ultrassom.

O Novo HECCUS possibilita os seguintes modos de operação:

SONOFORESE TRIDIMENSIONAL:-
Neste modo, o HECCUS utiliza o cabeçote aplicador como:-
- Somente emissão de ultrassom de 3.0 MHz ou;
- Somente emissão de maneira tripolar (tridimensional) de corrente Aussie ou;
- Associação de ultrassom de 3.0 MHz com corrente Aussie emitida de maneira tripolar (tridimensional).

SONOELETROPORAÇÃO:-
Neste modo, o HECCUS utiliza o cabeçote aplicador e um eletrodo dispersivo como:
- Somente emissão de ultrassom de 3.0 MHz (sem eletrodo dispersivo) ou;
- Somente emissão de corrente polarizada (negativa ou positiva) de média frequência – 4.000 Hz (utiliza-se o eletrodo dispersivo) ou;
- Associação de ultrassom de 3.0 MHz com corrente polarizada (negativa ou positiva) de média frequência – 4.000 Hz (utiliza-se o eletrodo dispersivo).

CORRENTE AUSSIE:
Corrente AUSSIE, também chamada de Corrente AUSTRALIANA, é uma corrente utilizada para eletroestimulação nervosa que:
- Para a estimulação sensorial, é uma corrente senoidal de frequência de 4.000 Hz e modulação em Bursts com duração de 4 ms e;
- Para a estimulação motora é uma corrente senoidal de frequência de 1.000 Hz e modulação em Bursts com duração de 2 ms e;
- A corrente pode ainda ter frequência variável da modulação dos Bursts na faixa de 10 Hz a 120 Hz.
Neste modo, o Novo HECCUS não utiliza o cabeçote aplicador. Apenas os eletrodos de silicone condutivo serão utilizados através dos canais de saída (1, 2, 3 e / ou 4).
Nesse modo o Novo HECCUS permite estimulação:–
SINCRONO: A corrente é emitida de maneira sincronizada, ou seja, os quatro canais funcionam juntos, ao mesmo tempo, ou seja, os canais executam simultaneamente o tempo escolhido de Rise, On, Decay e Off.
SEQUENCIAL: A corrente é emitida de um canal para outro de maneira sequencial, de acordo com o tempo escolhido de Rise, sendo que o primeiro canal só cessa a passagem de estímulo quando o terceiro estiver passando a mesma. Sendo assim não há possibilidade de refluxo de líquido. Os tempos On, Off e Decay estarão desabilitados.
RECÌPROCO: A corrente é emitida de maneira alternada, ou seja, os canais 1 e 2 funcionam alternadamente com os canais 3 e 4 de acordo com o tempo escolhido de Rise, On, Decay e Off.
CONTÍNUO: A corrente é emitida de maneira contínua, ou seja, os quatro canais funcionam juntos com estimulação constante, pois os tempos de Rise, On, Decay e Off estão desabilitados.

CORRENTES POLARIZADAS:
Neste modo, o Novo HECCUS não utiliza o cabeçote aplicador. 
Apenas os eletrodos de alumínio / esponja vegetal serão utilizados através dos canais de saída (1, 2, 3 e/ou 4). A corrente é polarizada (negativa ou positiva) de média frequência – 4.000 Hz.

OBS.: 
1- O aparelho gera correntes despolarizadas e polarizadas. Devido a sua ação eletrolítica, as correntes polarizadas causam efeitos colaterais indesejáveis, como uma maior agressão aos tecidos. Porém, é necessária a utilização do efeito polar para a introdução de princípios ativos ionizáveis. Então, a presença desses efeitos colaterais indesejáveis é necessária. Sendo assim, o profissional operador deverá estar bem informado e familiarizado com os perigos potenciais presentes no uso das correntes polarizadas. O Novo HECCUS trabalha com intensidade de corrente abaixo dos limites especificados nas normas particulares de construção de eletro-estimuladores (NBR IEC 60601-2-10). Mesmo assim, para minimizar mais ainda estes efeitos indesejáveis, a corrente polarizada do Novo HECCUS é pulsada de média frequência em 4.000 Hz. A corrente pulsada de média frequência produz alterações no limiar de sensibilidade, ocasionando uma analgesia que impede o paciente de reportar o início de uma sensação desagradável e início de agressão à pele. Então, a aplicação da SONOELETROPORAÇÃO deve ser feita somente por profissionais de medicina estética, qualificados e devidamente habilitados.
2- Lembrar que:
- O cabeçote aplicador é utilizado somente nos modos SONOFORESE TRIDIMENSIONAL e SONOELETROPORAÇÃO.
- O eletrodo dispersivo é utilizado somente no modo SONOELETROPORAÇÃO.
- Os eletrodos de borracha condutiva são utilizados somente no modo CORRENTE AUSSIE.
- Os eletrodos de alumínio / esponja vegetal são utilizados somente no modo CORRENTE POLARIZADA.

          O Novo HECCUS é um equipamento monofásico projetado para uso em modo contínuo e pulsado de operação, Classe I com parte aplicada de tipo BF de segurança e proteção contra choque elétrico. O equipamento é protegido contra gotejamento de água (classificação IPX1). Não é adequado para uso na presença de anestésicos inflamáveis. Quanto aos limites para perturbação eletromagnética, o Novo HECCUS é um equipamento eletro-médico que pertence ao Grupo 1 Classe A.

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Alimentação:- Bivolt 100 / 240 V~ (50/60 Hz);
Potência de entrada (consumo máx.):- 1 KVA;
Frequência de trabalho do ultrassom:- Três transdutores com frequência de 3.0 MHz (+/- 10%) cada.
Modo de emissão do ultrassom:-
  - CONTÍNUO: Forma de onda senoidal na frequência de 3.0 MHz.
  - PULSADO: Portadora com forma de onda senoidal na frequência de trabalho do ultrassom modulada por onda quadrada com as seguintes características: 
Pulsado 50%:- Emissão de ultrassom pulsado com frequência de repetição do pulso de 100 Hz. Índice de modulação de 100% com ciclos de duração do pulso de 5,0 ms ON / 5,0 ms OFF (relação de1/2);
Pulsado 20%:- Emissão de ultrassom pulsado com frequência de repetição do pulso de 100 Hz. Índice de modulação de 100% com ciclos de duração do pulso de 2,0 ms ON / 8,0 ms OFF (relação de1/5).

Potência efetiva de ultrassom:
Modo contínuo:- 1,8 a 54 W;
Modo pulsado 100 Hz (1/2):- 1,8 a 54 W;
Modo pulsado 100 Hz (1/5):- 1,8 a 54 W.

Intensidade efetiva de ultrassom:
Modo contínuo:- 0,1 a 3,0 W/cm²;
Modo pulsado 100 Hz (1/2):- 0,1 a 3,0 W/cm²;
Modo pulsado 100 Hz (1/5):- 0,1 a 3,0 W/cm².

Precisão dos valores indicados:
ERA (área efetiva de radiação):- 20%;
Intensidade de potência:- 20%;
Frequência acústica de trabalho (3.0 MHz):- 10%;
BNR (não uniformidade do feixe):- 30%;
Duração de pulso, frequência de repetição do pulso:- 5%;
Canais de saída para eletroestimulação:- 04 canais independentes em amplitude.

Faixa de Amplitude (mA pico a pico): 
Corrente AUSSIE:- 0 a 120 mA;
Corrente Polarizada:- 0 a 30 mA.

Forma de Pulso:
Corrente AUSSIE:- Quadrada bifásica simétrica (despolarizada) modulada em burst;
Corrente Polarizada:- Quadrada monofásica (polarizada) modulada em burst.

Frequência de repetição do pulso (R): 
Corrente AUSSIE:- Portadora de 1.000 Hz ou 4.000 Hz, modulada (burst) por baixa frequência com possibilidade de escolha de 10 a 120 Hz.
Corrente Polarizada:- Portadora de 4.000 Hz modulada (burst) por baixa frequência com possibilidade de escolha de 10 a 120 Hz.

Duração (largura - T) de um único Pulso da corrente AUSSIE a 50% da amplitude máxima:- 125 useg;
Duração (largura - T) de um único Pulso da corrente Polarizada a 50% da amplitude máxima:- 125 useg;
Duração (largura - T) de um único BURST da corrente AUSSIE (4.000Hz) a 50% da amplitude máxima:- 4 mseg;
Duração (largura - T) de um único BURST da corrente AUSSIE (1.000Hz) a 50% da amplitude máxima:- 2 mseg;

ON Time:- Variável de 1 a 30 segundos;
OFF Time:- Variável de 1 a 60 segundos;
RISE (tempo de Subida do Trem de Pulso):- Variável de 1 a 9 seg;
DECAY (tempo de Descida do Trem de Pulso):- Variável de 1 a 9 seg;
Timer:- Variável de 1 a 60 minutos.

Dimensões CPU HECCUS (aprox. em mm):- 400 x 410 x 130 (L x P x A);
Dimensões RACK HECCUS (aprox. em mm):- 448 x 520 x 935 (L x P x A);
Peso CPU HECCUS (com acessórios):- 8,5 Kg;
Empilhamento máximo:- 5 caixas;
Temperatura p/ transporte:- 5 a 50°C;
Temperatura ambiente de trabalho:- 5 a 45°C.

Obs.: Os valores das durações dos pulsos e frequências de repetições dos pulsos aqui descritas foram medidas a 50% da amplitude máxima de saída. Estes parâmetros são válidos para uma impedância de carga de 900 a 1100  Ω. O efeito da impedância de carga nos parâmetros descritos é muito importante. Se o aparelho por operado fora da faixa de impedância de carga especificada, poderá haver imprecisão nos valores dos parâmetros, bem como alteração das formas de onda aqui descritas.


Acessórios que acompanham o aparelho:

Caixa CPU HECCUS:-
- 01 cabeçote aplicador (transdutor tripolar);
Frequência de cada transdutor: 3.0 MHz  (+/-10%);          
ERA de cada trandutor: 6 cm  (+/-20%), BNR < 8:1;
ERA total do cabeçote aplicador: 18 cm.

Caixa HECCUS RACK:
- 01 Rack;
- 01 Monitor widescrean de 18,5'.

Caixa HECCUS ACESSÓRIOS:-
- 01 Suporte para cabeçote aplicador;  
- 01 Tubo de Gel (1 Kg);
- 01 Cabo de força destacável;
- 04 Cabos (cada um com 2 fios e pinos banana nas pontas) de conexão ao paciente p/ Corrente Aussie (canal 1 a 4);
- 04 Cabos (cada um com 2 fios e garras jacaré vermelha e preta nas pontas) de conexão ao paciente p/ Corrente Polarizada (canal 1 a 4);
- 01 Cabo para eletrodo dispersivo (com 1 fio preto e garra jacaré preta na ponta) de conexão ao paciente p/ Sonoeletroporação;
- 04 Eletrodos pad azul de borracha de silicone 75 mm;
- 04 Eletrodos pad verde de borracha de silicone 75 mm;
- 04 pacotes com 10 agulhas cada p/ acupuntura 0,25 mm x 50 mm (registro Anvisa nº 10360310027);
- 08 adaptadores garras jacaré: 04 vermelhas e 04 pretas;
- 04 Pares de eletrodos de alumínio / esponja vegetal 80 x 100 mm;
- 01 Toalha de rosto;
- 01 Toalha de corpo;
- 01 Capa para monitor;
- 01 CD manual de operação;
- 02 Fusíveis de proteção sobressalentes.

 
Ps:. O uso de cabos, eletrodos e outros acessórios diferentes daqueles especificados acima, pode resultar em aumento das emissões ou diminuição da imunidade do equipamento.

Nota: O aparelho e suas características poderão sofrer alterações sem prévio aviso.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fisioterapia na reabilitação de animais.

Dia 4/10 é o Dia Mundial dos Animais. E para comemorar a data a Pró Fisiomed convidou a Fisioterapeuta e Veterinária Caroline Neves Alves Tcatch para falar sobre a fisioterapia na reabilitação de animais domésticos. Uma especialidade muito recorrente e que aumenta a procura por profissionais especializados. Confira!













































































                ANTES
 







segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Home & Care no auxílio à Terceira Idade

Hoje muito se fala em conforto, bem estar e qualidade de vida na terceira idade. Consequentemente, uma nova especialidade da saúde foi criada para suprir essa necessidade; a Home & Care. É uma área da medicina dedica aos pacientes que estão fora do ambiente hospitalar e que necessitam de independência e segurança. 

São serviços e produtos voltados para a melhoria da saúde física, mental e social dos pacientes e os mesmos também estão direcionados para os familiares e cuidadores. O objetivo é a melhora da qualidade de vida dos pacientes e seus familiares, promover e/ou reabilitar o paciente, reduzir o risco de infecções e acidentes e com isso ajudar o paciente a superar os obstáculos impostos por suas dificuldades.

Dados: O número de idosos que vivem sozinhos está crescendo. De acordo com dados do Censo realizado pelo IBGE em 2011, quase 3 milhões de brasileiros com mais de 60 anos estão morando sozinhos. 
Essa situação só tem sido possível graças a qualidade de vida que esse público tem adquirido, pois hoje, cidadão acima de 60 anos, não é o mesmo do passado. Os idosos do século XXI são pessoas ativas e independentes.
Dicas para o bem estar na terceira idade:

*O ideal é nunca ficar parado, manter o corpo e a mente em movimento, para vivenciar novas  experiências que apareceram.
 *Os idosos que optam por ter uma vida independente precisam tomar algumas precauções.É uma fase que os acidentes domésticos são recorrentes, por isso é preciso  adaptar a casa para esta condição. Banheiro: o box deve conter piso antiderrapante, ducha móvel, tapete de borracha, corrimão e banco auxiliar para banho.
Sala: Retire os tapetes a fim de evitar escorregões.
*No banheiro, por exemplo, instale barras de apoio.
*Geralmente quem mora sozinho não come bem, por isso é preciso ter muita atenção: organize-se para se alimentar de forma saudável, acrescentando muitas frutas, verduras e evitando o sal e frituras.
*Praticar esporte e  fazer alongamento.
*A massagem relaxa, alivia dores nas costas e na cabeça e traz bem-estar. Na terceira idade, os benefícios vão além.























Outras dicas: Alimente-se a cada 3 horas, faça caminhadas, cuide do coração, tenha atenção com a postura, faça atividades relaxantes, consuma alimentos antioxidantes, não fique muito tempo em pé e cuide do seu sono.

Produtos para Home & Care você encontra na Pró Fisiomed.