sábado, 29 de setembro de 2012

Dia Mundial do Coração.



Faz bem para o coração

1. Andar:
É importante estar atento a um calçado desportivo que seja adequado para o tipo de pisada e que tenha uma boa tecnologia de absorção de impacto.

2. Exercício em casa (subir escadas):
Subir escadas é interessante no dia-a-dia, mas é necessário estar atento para prevenir acidentes. 

3. Bicicleta: 
Meio de transporte alternativo além de um ótimo exercício.

4. Natação:
Um excelente tipo de exercício, desde que seja praticado com uma orientação profissional adequada. 

5. Academia:
Em uma academia de bom padrão, há muitas opções para todas as faixas etárias. Desde exercícios aeróbicos (esteira, cicloergômetro, natação, hidroginástica), passando por musculação, dança de salão e alongamento.

6. Dança:
Um excelente exercício aeróbico. Para a saúde, não é necessário fazer todos os dias o mesmo tipo de atividade. Assim, fica como uma ótima opção.

7. Tai Chi Chuan / Yoga:
Serve para estresse e flexibilidade. Porém, do ponto de vista aeróbico, não traz muitos benefícios.

8. Hidroginástica:
Uma opção excelente de exercício aeróbico para aqueles que têm que evitar impacto por alguma razão (ex., problemas de coluna lombar, joelho, etc).

9. Pilates:
Uma opção para trabalhar força estática. 

10. Alongamento:
Músculos alongados permitem uma maior amplitude de movimento e isso se reflete em uma maior facilidade para diversas tarefas do dia-a-dia.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Idoso e a Longevidade!

Dia 27 de setembro, Dia nacional do Idoso. Amadurecer, ter mais experiência de vida, envelhecer são palavras relacionadas ao envelhecimento: ao idoso. Todos nós no instante em que nascemos envelhecemos a cada dia. Quando chega a terceira idade muitas coisas mudam em relação a como nos vemos e como os outros nos veem. Hoje em dia, a perspectiva de vida mudou muito. O avanço da tecnologia, da medicina e da mídia, proporcionou que os idosos tivessem acesso a diversos tratamentos preventivos trazendo qualidade de vida também que também ajuda os seus familiares e cuidadores.
Consequentemente, são elaborados produtos específicos para o idoso, criados programas especiais em todos os meios comerciais e cada dia mais na medicina busca-se maneiras de encontrar a fórmula da longevidade. 

Hoje se tornou crescente o termo “qualidade de vida” para o idoso. 

Um exemplo de longevidade e qualidade de vida é Joseph Hubertus Pilates, o pai do Pilates.

Vamos conhecer um pouco da sua história.



Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha, perto de Dusseldorf, em uma pequena vila denominada Mönchengladbach, no seio de uma família de classe média. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática.

Devido a uma saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. O Método teve influência desde o yoga, artes marciais ao estudo do movimento dos animais.


Em 1912, aos 32 anos de idade, este jovem alemão ensinou seu corpo a executar movimentos de boxe, onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo.

Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Todos os componentes da trupe foram confinados em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas na ilha de Man. Nesse período atuou com enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foram infectados. Anos depois, Pilates atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros à epidemia a execução dos exercícios, beneficiando sua saúde, embora não existissem comprovações científicas na época.



Nos anos 60, estudiosos de Pilates abriram seus próprios estúdios. Alguns se mantiveram fiéis a forma original (ortodoxa) dos ensinamentos, como Romana Kryzanowska, outros profissionais da primeira geração de discípulos, acrescentaram os seus próprios conhecimentos com os princípios que receberam, entre eles: Carolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grandt, Eve Gentry e Bruce King.
Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Clara, enfermeira, continuou seu trabalho até 1977 quando veio a falecer.



 

 


O Pilates na terceira idade tem como objetivo estabelecer medidas preventivas, restauradoras e/ou reabilitativas, sempre visando manter o que está íntegro restaurar o que está se perdendo (alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora...), desenvolver funções já perdidas pelo passar da idade e reabilitar quando já se apresenta alguma doença.

 

O mais importante é fazer sempre exercícios que previnem várias doenças e além disso estimulam o bem estar.

 


Alguns produtos usados para Pilates e outros exercícios que você encontra na Pró Fisiomed.





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.


 Na última sexta-feira, foi comemorada o Dia da Luta Nacional das Pessoas Especiais. Para tal, vamos conhecer um pouco mais sobre a história dessa data e a vida de quem vence obstáculos todos os dias. 

No ano de 1969, a Rehabilitation International (RI) realizou uma análise sobre a incidência e prevalência de pessoas portadoras de deficiências. A organização em questão é conduzida por pessoas com deficiência, oriundos de provedores de serviços e órgãos governamentais que visam a melhora da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência. Após o estudo realizado, a RI comprovou que uma a cada dez pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de deficiência. A partir dessa comprovação, a ideia tomou força e no ano de 1982, foi realizado o encontro e estipulado que o dia 21 de Setembro seria a Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências.

Uma realidade brasileira

Para se ter uma idéia, no Brasil, existem cerca de 27,5 milhões de pessoas com deficiências, mesmo havendo discussões sobre a exatidão dos números. Vale ressaltar que a proporção anteriormente mencionada é aceita pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Rehabilitationa International, assim como pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE). Este mostrou através do Censo 2000 que aproximadamente 24,6 milhões de pessoas ou 14,5% da população total, apresentam algum tipo de deficiência. Para os dados, foi levado em consideração diversos tipos de deficiência, entre elas as relacionadas a visão, audição,  locomoção e também as mentais.

Acesso para todos.
Falta das autoridades mais recursos para distribuição de equipamentos para viabilizar o conforto de  pessoas, tais como próteses, cadeiras de rodas eletrônicas, para deficientes visuais equipamentos de leitura da língua braile para tradução mais confortável, na questão dos deficientes auditivos mais investimento na área da educação do ensinamento para todos, desta forma disponibilizando de maneira prática para que todos possam ter acesso à linguagem usual que é o braile. 




As cadeiras de rodas que se tem disponíveis no mercado, hoje em dia, são de alta tecnologia e conforto, que permitem acessibilidade em qual quer lugar e conforto. Permitindo assim, a realização de sonhos e uma vida mais prática.

Não desistir jamais!

Daniel Dias é um nadador paralímpico brasileiro que já ganhou muitas medalhas (foram 9 na última olimpiada) e premios (o mais recente foi o Premio Laureus, considerado o Oscar do esporte). Daniel além de ser o maior campeão paralímpico brasileiro da história com apenas 20 anos, é também um campeão na vida e um exemplo para todos nós.


Superação 
O neozelandês Mark Inglis chegou  ao topo do Everest com duas pernas artificiais. Ele fez parte da expedição Himalayan Experience, que entre domingo e segunda-feira levou 27 pessoas ao topo da montanha mais alta do mundo. 



De acordo com uma nota no site de Inglis, o neozelandês fez duas ligações assim que retornou ao acampamento quatro, na face sul da montanha. No primeiro, conseguiu apenas dizer “Estou no acampamento quatro, eu consegui”, e alguns minutos depois ligou para a esposa, Anne Marie, para avisar que estava bem.


O sonho do neozelandês começou em 1982, quando era guia de montanha e teve as duas pernas amputadas acima dos joelhos após 14 dias preso em uma greta no Monte Cook, na Nova Zelnândia. Inglis se tornou o primeiro a atingir o cume da montanha nessas condições, pioneiro como seu compatriota, Edmund Hillary, que em 1953 foi o primeiro homem a chegar no topo da montanha mais alta do mundo, ao lado do Sherpa Tenzing Norgay. 


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Quiropraxia e seus beneficios.




As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturas viciosas podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular ou complexo de subluxação vertebral. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a função do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a osteoartrose, por exemplo.


O diagnóstico.

O diagnóstico específico é feito após uma entrevista e exame clínico minucioso, que inclui análise postural, a realização de teste ortopédicos e neurológicos e palpação cuidadosa de articulações, músculos e outras estruturas afetadas. Caso sejam necessários exames complementares como Raio-X, Tomografia e Ressonância Magnética serão solicitados. Estas dados são fundamentais para o tratamento apropriado.




Tratamento.

O tratamento é feito com dois objetivos: corrigir e previnir problemas articulares. Tendo sido feito o diagnóstico, é definido um plano de tratamento apropriado a cada condição. Existem diversas técnicas que foram desenvolvidas para restaurar a movimentação articular. O ajustamento, quando indicado, é muito específico e indolor. Com isto, normalmente, observa-se uma diminuição importante da dor, relaxamento muscular, aumento da mobilidade e restauração da função articular. Técnicas específicas para o tratamento das alterações musculares, como Trigger Points (ou "pontos gatilhos") podem ser empregadas.

A importância dos exercícios e das orientações posturais.

A prevenção é uma parte muito importante do tratamento e permanecer em atividade é importante para pessoas com dores e problemas de coluna. Durante o tratamento, serão dadas orientações para exercícios especifícos e de reabilitação, assim como instruções para corrigir e manter uma boa postura.



Materiais que acompanham o profissional de quiropraxia e que você encontra na Pró Fisiomed.


 
Fonte: www.quiropraxia.org.br

Tecnologia para atletas ao alcance de todos.



O esporte adaptado foi desenvolvido inicialmente, objetivando ser recreativo e reabilitacional, entretanto, rapidamente despertou em seus participantes uma vocação competitiva.
 A prática de atividade física e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficiência, sendo esta visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar dentre todos os benefícios da prática regular de atividade física que são mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo.
  
    Pode-se ainda ressaltar ganhos de agilidade no manejo da cadeira de rodas, de equilíbrio dinâmico ou estático, de força muscular, de coordenação, coordenação motora, dissociação de cinturas, de resistência física; enfim, o favorecimento de sua readaptação ou adaptação física global . Na esfera psíquica podemos observar vários ganhos como a melhora da auto-estima, integração social, redução da agressividade, dentre outros benefícios.
    Veja algumas modalidades de esporte que são praticadas por atletas com cadeiras de rodas: 
Basquetebol sobre rodas: é jogado por lesados medulares, amputados e atletas com poliomielite de ambos os sexos. As regras utilizadas são similares à do basquetebol convencional, sofrendo apenas algumas pequenas adaptações.

Arco e flecha: Atletas sentados em cadeira de rodas, participam em competições com sistemas de resultados semelhantes à modalidade olímpica.

Handebol sobre rodas: similar ao exposto para o basquete.

Esgrima: Praticado por atletas em cadeira de rodas, amputados e paralisados cerebrais.

Tênis: Atletas em cadeiras de rodas jogam como o tênis tradicional, apenas com uma adaptação: de que a bola pode quicar duas vezes. As categorias são: masculino e feminino, individual e em duplas.

Aproveitando toda a TECNOLOGIA DESENVOLVIDA NAS CADEIRAS DE RODAS PARA ATLETAS foram adaptadas para as CADEIRAS DE RODAS DE "PASSEIO" DE PESSOAS ATIVAS muitos recursos como os do modelo Blizzard da marca ALEMÃ OTTO BOCK descrito abaixo e disponível na loja filial da PRÓ FISIOMED.  



Blizzard



Aberta e leve...

a cadeira de rodas ativa de estrutura rígida Blizzard foi projetada para pessoas ativas que se locomovem independentemente em suas cadeiras de rodas. Sua construção é bastante compacta, e, portanto, é também ágil e fácil de manobrar em pequenos espaços. Pode também ser facilmente acomodada em um porta-malas por uma única pessoa sem precisar de força excessiva.  Portanto, o usuário pode colocá-la e retirá-la do veículo sem necessidade de auxílio.

Ajustável Individualmente

Uma ampla seleção de opções e equipamentos facilita a adaptação ao usuário. A Blizzard é fácil de ser ajustada. É possível alterar o centro de gravidade e ajustar a direção com apenas alguns passos simples. A estrutura é feita sob medida para atender exatamente à necessidade individual de cada usuário. Estão disponíveis diversos ângulos e contornos da armação anterior para assegurar o suporte ideal para as pernas. A posição das rodas de tração pode ser facilmente modificada através de uma catraca ajustável em pequenos incrementos. O apoio para as costas proporciona ao usuário diversos ângulos de ajuste, formando uma unidade ergonômica integral entre o assento e o encosto. Dependendo das necessidades individuais, a cambagem pode ser ajustada em incrementos de 3°, entre 0° para uso diário e 9° para esportes.
A Blizzard é extremamente fácil de operar e, portanto, é perfeita para usuários ativos. Proporciona ao usuário a máxima liberdade para locomoção diária, ajudando-o a usar e a treinar intensamente suas habilidades.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Força e resistência para suas mãos!

A Powerball (bola tipo Giroscópio) é um dispositivo de treinamento de grande eficácia, com o qual, você poderá treinar de maneira simples seus dedos, pulsos, antebraços, bíceps, tríceps e ombros. Fortalece seus músculos e aumenta a sua resistência.  Pode ser levado em qualquer lugar e treinar a hora que desejar, para homens, mulheres, adolescentes, idosos e atletas.  
             Melhora sua coordenação!

                                                                      Abaixo modelos que você encontra na


 Modelo Neon Red Regular - POWER BALL

Em 1979 a NASA desenvolveu a primeira versão de um giroscópio de mão para astronautas fazerem exercícios com as mãos, braços e dedos em pleno espaço, sem gravidade! Hoje essa tecnologia está em suas mãos! O Power Ball gera uma resistência giros-cópica que é diretamente proporcional à força aplicada por quem a utiliza. Dependendo da velocidade de giro do seu rotor de 200 gramas, o peso pode se multiplicar por 75 vezes, ou seja, 15 quilos!
Porém, a NSD Power Ball não é apenas força bruta. Quando utilizada em regimes de baixa rotação, a NSD Power Ball é um excelente instrumento para relaxar a região da mão, do braço, ombro ou dedo que estiver tenso. Sem causar nenhum impacto, realiza exercícios divertidos para seus músculos.





Modelo Classic Azul - Newton

A Newton ball é ideal para você exercitar dedos, mãos, punhos, braços e ombros de forma prática e divertida. Ótimo para aquecer dedos, mãos e antebraços antes de tocar qualquer instrumento (na embalagem do produto sugere uso para quem toca violino, bateria, guitarra, saxofone e piano).

Os movimentos induzidos pelo rotor Newton fortalecem, aquecem e aumentam a resistência de músculos e articulações.
Seu tamanho reduzido faz da Bola tipo Giroscópio uma verdadeira academia portátil, ideal para você treinar em qualquer lugar, em qualquer momento.





  Temos ainda a opção do Modelo  com  CONTA-GIROS, permite contar o número de rotações, servindo para acompanhar o exercício, motivação e desafios.