quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O Idoso e a Longevidade!

Dia 27 de setembro, Dia nacional do Idoso. Amadurecer, ter mais experiência de vida, envelhecer são palavras relacionadas ao envelhecimento: ao idoso. Todos nós no instante em que nascemos envelhecemos a cada dia. Quando chega a terceira idade muitas coisas mudam em relação a como nos vemos e como os outros nos veem. Hoje em dia, a perspectiva de vida mudou muito. O avanço da tecnologia, da medicina e da mídia, proporcionou que os idosos tivessem acesso a diversos tratamentos preventivos trazendo qualidade de vida também que também ajuda os seus familiares e cuidadores.
Consequentemente, são elaborados produtos específicos para o idoso, criados programas especiais em todos os meios comerciais e cada dia mais na medicina busca-se maneiras de encontrar a fórmula da longevidade. 

Hoje se tornou crescente o termo “qualidade de vida” para o idoso. 

Um exemplo de longevidade e qualidade de vida é Joseph Hubertus Pilates, o pai do Pilates.

Vamos conhecer um pouco da sua história.



Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha, perto de Dusseldorf, em uma pequena vila denominada Mönchengladbach, no seio de uma família de classe média. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática.

Devido a uma saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. O Método teve influência desde o yoga, artes marciais ao estudo do movimento dos animais.


Em 1912, aos 32 anos de idade, este jovem alemão ensinou seu corpo a executar movimentos de boxe, onde trabalhou como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e artista de circo.

Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Todos os componentes da trupe foram confinados em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas na ilha de Man. Nesse período atuou com enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Em 1918 houve uma epidemia do vírus Influenza (gripe espanhola) dizimando milhares de ingleses e nenhum dos internos (enfermos) sob seu treinamento foram infectados. Anos depois, Pilates atribuiu a sobrevivência dos prisioneiros à epidemia a execução dos exercícios, beneficiando sua saúde, embora não existissem comprovações científicas na época.



Nos anos 60, estudiosos de Pilates abriram seus próprios estúdios. Alguns se mantiveram fiéis a forma original (ortodoxa) dos ensinamentos, como Romana Kryzanowska, outros profissionais da primeira geração de discípulos, acrescentaram os seus próprios conhecimentos com os princípios que receberam, entre eles: Carolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford-Grandt, Eve Gentry e Bruce King.
Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Clara, enfermeira, continuou seu trabalho até 1977 quando veio a falecer.



 

 


O Pilates na terceira idade tem como objetivo estabelecer medidas preventivas, restauradoras e/ou reabilitativas, sempre visando manter o que está íntegro restaurar o que está se perdendo (alongamento, fortalecimento, equilíbrio, coordenação motora...), desenvolver funções já perdidas pelo passar da idade e reabilitar quando já se apresenta alguma doença.

 

O mais importante é fazer sempre exercícios que previnem várias doenças e além disso estimulam o bem estar.

 


Alguns produtos usados para Pilates e outros exercícios que você encontra na Pró Fisiomed.





Nenhum comentário:

Postar um comentário